A catarata é uma daquelas alterações oculares que podem levar à cegueira se não tratada. Hoje, essas cirurgias podem ser realizadas em regime ambulatorial na grande maioria dos casos. Existem vários mitos por aí a respeito da catarata. Por exemplo, que você pode tratá-la com colírios ou que deve esperar até que a catarata esteja "madura" antes da operação. Descubra do que se trata e por que você não precisa se preocupar com a cirurgia de catarata
Durante a operação, a lente turva do olho é removida sob um microscópio cirúrgico especial de alta resolução e uma lente artificial é implantada em seu lugar. Para isso, pequenos cortes de aproximadamente 1-3 mm são feitos na borda da córnea, através dos quais o cirurgião entra com um instrumento fino para liquefazer a lente com energia de micro-ultrassom pulsada e sugá-la ao mesmo tempo. O dispositivo de suspensão e as estruturas do envelope da lente natural são retidos. Quando o material turvo da lente é removido por micro-sucção e enxágue, uma lente é inserida no olho em um estado dobrado ou enrolado através da mesma incisão. No olho, o implante (= a lente intraocular) se desdobra lentamente até seu tamanho normal. A lente intraocular é sustentada por pequenos suportes laterais na chamada bolsa capsular (a delicada tampa da lente que é retida). Tal lente também pode ser ancorada diretamente atrás da íris ou da pupila se, por exemplo, a concha da lente não puder ser completamente preservada ou se houver outros defeitos no dispositivo de suspensão da lente original. Durante a operação, a área operacional imediata no olho é estabilizada com uma substância de preenchimento gelatinosa que também protege o tecido circundante. No final da operação, é aspirado novamente através de uma pequena cânula de sucção. As aberturas de incisão finas na borda da córnea são construídas de tal forma que normalmente nenhuma sutura é necessária, mas são fechadas por si mesmas. Nossa clínica é um centro de referência em cirurgia de catarata com tecnologia de microincisão. Apenas duas aberturas microscópicas (1,1-2,8 mm) no olho são necessárias para remover a lente turva do olho usando ultrassom pulsado e para implantar uma lente artificial individual. O procedimento ambulatorial leva cerca de um quarto de hora.
A fim de nos prepararmos para a operação, um exame preliminar em nossa prática é necessário. Aqui, examinaremos e mediremos minuciosamente seus olhos. Você também receberá os documentos necessários. Entre outras coisas, receberá uma receita de colírios que deve usar na sua farmácia. Nos três dias anteriores à operação, coloque uma gota de cada colírio VIGAMOX no olho a ser operado de manhã, ao meio-dia e à noite. Use outras gotas que são prescritas regularmente para você (por exemplo, para terapia de glaucoma) como de costume até o dia da operação e novamente após o primeiro check-up conosco. Você também receberá uma guia de encaminhamento do seu clínico geral / internista, pois precisamos de exames de sangue e um ECG para a operação. Consulte o seu médico de família e mande fazer os exames preliminares necessários. Por favor, traga as descobertas com você para o dia da operação. Se certos medicamentos para afinar o sangue (por exemplo, AAS) tiverem que ser descontinuados, isso deve ser feito em tempo hábil e, em seguida, um controle de coagulação do sangue ("Rápido") realizado. Você saberá se terá que parar de tomar esses medicamentos na sessão de informações. Você também receberá fichas de informações sobre a operação e o procedimento anestésico, que deverá ler atentamente e preencher. Por favor, não se esqueça das assinaturas. É necessário que alguém de sua confiança esteja por perto no dia da operação. Ela deve ajudá-lo se você se sentir mal ou, por exemplo, preparar comida e ser capaz de fazer chamadas em caso de emergência. Essa pessoa também pode ser sua vizinha - não é necessário que vocês passem o dia da operação juntos continuamente. Esclareça esta questão antes da operação.
Você pode tomar o café da manhã em casa normalmente e deve tomar seus medicamentos. Por favor lembre-se · o termo de consentimento da cirurgia · as folhas de informações de cirurgia e anestesia completas · as descobertas do médico de família (hemograma, ECG, valor rápido atual) A permanência em nossa clínica levará cerca de 2 horas, a operação cerca de 20 minutos. O olho é previamente preparado para a operação com colírios ou com bloqueio peribulbar. Uma seringa no braço diminui a pressão no olho e traz uma calma geral. Esse preparo é feito após o briefing do nosso anestesista, que também fará a anestesia local no olho e cuidará de você durante toda a operação. É necessário usar uma blusa ou camisa que possa ser abotoada na frente. Cosméticos na área dos olhos não devem ser usados durante a cirurgia. Você não poderá dirigir após a operação. Você pode ser pego em um carro particular, táxi ou transporte por aplicativo. No dia da operação, descanse e beba bastante água. Siga rigorosamente as recomendações do repouso, dos cuidados e da prescrição dos colírios.
Traga os colírios com você. Após o exame, você receberá um relatório com o qual deverá se apresentar ao seu oftalmologista para a próxima revisão. Se a sua visão estiver melhor, aproveite para tentar ler algo e assistir televisão. Pode haver pequenas flutuações da visão nas primeiras 72 horas. Não toque nem esfregue os olhos por aproximadamente 2 semanas e evite esforços físicos. Na presença de dor ou borramento intenso da visão, procure seu médico.
Enquanto estiver usando os colírios prescritos.
Sim.Sem problemas.
Quando necessário pode haver uma nova intervenção.
Na grande maioria não, mas em alguns casos se faz necessário.
O medo da cirurgia é uma reação humana completamente natural. Muitos de nossos pacientes também sentem isso, mas afirmam imediatamente após o procedimento que não havia realmente nada a temer . A cirurgia de catarata é o procedimento médico mais comum no mundo. Graças a este fato, as técnicas cirúrgicas estão em constante evolução e já estão no topo hoje. A cirurgia de catarata em si leva apenas 15-20 minutos . Primeiro tornamos seus olhos insensíveis com colírios, para que você não tenha medo das injeções. O procedimento é realizado sob anestesia local/tópica.Você poderá sentir um leve desconforto durante a cirurgia, porém na grande maioria das vezes o procedimento é totalmente indolor. Você não precisa se preocupar com o ato de piscar os olhos - as pálpebras são estabilizadas com um delicado afastador (blefaroestato).
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.